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Blog do Savio Leite


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Planeta Tela Brasil - 2008

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Br Press - 2008






BR Press
CINEMA - O transgressor Aron Feldman
Artes, Cultura & Entretenimento

Terça 22/1/2008 17:30:59
(São Paulo, BR Press) - O Centro Cultural Banco do Brasil realiza a partir desta quarta (23/01), até 03/02, com entrada franca, a mostra O Cinema de Aron Feldman. Um dos destaques é O Mundo de Anônimo Jr., longa que integra o ciclo denominado Cinema Marginal e que é considerado pelos estudiosos como um dos mais radicais dessa escola.
Realizador influente mas de carreira totalmente subterrânea, Feldman (1919-1993) era conhecido por sua versatilidade (estão incluídos documentários abordando fatos sociais e culturais do país) e, principalmente, sua filosofia de criação – fazer com os recursos e condições disponíveis, por mais restritos que fossem.
O polêmico e influente O Mundo de Anônimo Jr. (1972), destaque da mostra, teve negado o seu certificado de exibição pelo Instituto Nacional do Cinema, o que impediu sua exibição nos cinemas. O filme, que satiriza simbolicamente uma época de repressão e obscurantismo, foi projetado exclusivamente em cineclubes e cinematecas, muitas vezes clandestinamente, e encontra-se há anos fora de circulação.
A mostra traz outros 11 filmes e vídeos dirigidos pelo autor, entre eles Casqueiro (1976), sobre crianças vendedoras às margens da Via Anchieta, Mangue X Metrô (1976), que acompanha a desocupação da região do Mangue carioca para a construção do metrô, e O Pacote (1982), que trata do desemprego na região do ABC paulista.
Há também duas raridades produzidas em VHS no fim da carreira do cineasta - A Odisséia de Um Cadáver (1988) e Estranhas Criaturas (1990) -, que marcam o seu retorno à ficção.
O evento traz ainda obras assinadas por dois “herdeiros” de Aron Feldman. Sua filha Ida Feldman apresenta trabalhos que registram certo underground paulistano recente. O realizador mineiro Fábio Carvalho, considerado uma espécie de herdeiro estético de Aron Feldman, participa da mostra com os documentários O Mundo de Aron Feldman e Guará Ladrão de Estrelas, e a ficção Gabinete das Figuras Variadas, entre outros trabalhos.
O Cinema de Aron Feldman tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho e é organizada pela Associação do Audiovisual, pela Mostra do Audiovisual Paulista e pelo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.
Mais informações podem ser acessadas através do website www.bb.com.br/cultura


Cinequanon.art.br - por Cesar Zamberlan - 2008



O cinema transgressor de Aron Feldman no CCBB
Terça-feira, Janeiro 22, 2008
Começa amanhã no CCBB, a Mostra O CINEMA DE ARON FELDMAN.  A mostra vai até 3 de fevereiro com entrada franca. Leia a seguir o release com a programação da Mostra: realizador influente, mas de carreira totalmente subterrânea, Aron Feldman (1919-1993) é autor do polêmico e influente "O Mundo de Anônimo Jr." (1972) - longa-metragem que integra o ciclo denominado Cinema Marginal e é considerado pelos estudiosos como um dos mais radicais dessa escola -, Aron Feldman viu negado o seu certificado de exibição pelo Instituto Nacional do Cinema, num provável conluio com a Censura Federal, o que impediu sua exibição nos cinemas. O filme, que satiriza simbolicamente uma época de repressão e obscurantismo, foi projetado exclusivamente em cineclubes e cinematecas, muitas vezes clandestinamente, e encontra-se há anos fora de circulação. Em texto de 1974, incluído no catálogo do evento (e reproduzido ao final), o crítico e historiador de cinema Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977) afirma: "O que impressiona no comportamento dos comissários governamentais é o desconhecimento que revelaram em matéria específica de cinema brasileiro e mais geralmente em torno de cultura nacional e seus diferentes matizes." 

O CINEMA DE ARON FELDMAN traz outros 11 filmes e vídeos dirigidos pelo autor, que destacam sua versatilidade (estão incluídos documentários abordando fatos sociais e culturais do país) e, principalmente, sua filosofia de criação – fazer com os recursos e condições disponíveis, por mais restritos que fossem. Destacam-se "Casqueiro" (1976), sobre crianças vendedoras às margens da Via Anchieta, "Mangue X Metrô" (1976), que acompanha a desocupação da região do Mangue carioca para a construção do metrô, e "O Pacote" (1982), que trata do desemprego na região do ABC paulista. 

Duas raridades, produzidas em vídeo vhs no fim da carreira do cineasta, marcam o seu retorno à ficção. Em "A Odisséia de Um Cadáver" (1988) um cadáver feminino é achado no mato por dois  caipiras e conduzido à distante delegacia, após mil peripécias. Já "Estranha Criaturas" (1990) uma prostituta jovem é informada por veterana que bichinhos vorazes a estão consumindo e o mesmo poderá ocorrer com a novata quando envelhecer. 

"Herdeiros": Ida Feldman e Fábio Carvalho 

O evento traz ainda obras assinadas por dois "herdeiros" de Aron Feldman. Sua filha Ida Feldman apresenta trabalhos que registram certo underground paulistano recente. Entre os destaques estão "Charlote", uma homenagem à travesti e joalheira Charlote Maluf, que faleceu em 2005, "SM n.1", um vídeo noir sadomasoquista ao som do duo Tetine ambientado num castelo medieval, e "Pera Uva e Maça", no qual personalidades como Luiz Pozzoli, Patricia Andrade, Carolina Paes e a própria Ida Feldman se beijam em fotografias animadas pela música "Namorar Pelado".

Considerado uma espécie de "herdeiro estético de Aron Feldman e responsável pela operação de câmera de "Estranhas Criaturas", o realizador mineiro Fábio Carvalho dirigiu em 1988 o documentário "O Mundo de Aron Feldman", que aborda de maneira poética a obra do cineasta e foi vencedor do prêmio de melhor vídeo e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Direção no Rio Cine Festival, além de merecer no Festival Videobrasil os prêmios de melhor vídeo, melhor documentário e Prêmio Mário Gusmão de Criatividade. Outros importantes trabalhos de Carvalho que ganham exibição no CCBB-SP são "Gabinete das Figuras Variadas" (sobre um inusitado encontro de um astrônomo, um músico, um artista plástico e uma soprano) e "Guará Ladrão de Estrelas", um documentário sobre Guaracy Rodrigues, ativo participante do Cinema Marginal brasileiro.

 Com curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho (responsável pela curadoria do recente ciclo "Clássicos e Raros do Nosso Cinema"), a mostra O CINEMA DE ARON FELDMAN é organizada pela Associação do Audiovisual, entidade responsável pelo Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, pela Mostra do Audiovisual Paulista e pelo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis. 

Mais informações podem ser acessadas através do website www.bb.com.br/cultura


Blog do Duilio - janeiro 2008




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Blog do Vitor Angelo - Dus Infernus - janeiro 2008


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Yahoo - janeiro de 2008






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O cinema transgressor de Aron Feldman

Ter, 22 Jan, 07h07
(São Paulo, BR Press) - O Centro Cultural Banco do Brasil realiza a partir desta quarta (23/01), até 03/02, com entrada franca, a mostra O Cinema de Aron Feldman. Um dos destaques é O Mundo de Anônimo Jr., longa que integra o ciclo denominado Cinema Marginal e que é considerado pelos estudiosos como um dos mais radicais dessa escola.
Realizador influente mas de carreira totalmente subterrânea, Feldman (1919-1993) era conhecido por sua versatilidade (estão incluídos documentários abordando fatos sociais e culturais do país) e, principalmente, sua filosofia de criação – fazer com os recursos e condições disponíveis, por mais restritos que fossem.
O polêmico e influente O Mundo de Anônimo Jr. (1972), destaque da mostra, teve negado o seu certificado de exibição pelo Instituto Nacional do Cinema, o que impediu sua exibição nos cinemas. O filme, que satiriza simbolicamente uma época de repressão e obscurantismo, foi projetado exclusivamente em cineclubes e cinematecas, muitas vezes clandestinamente, e encontra-se há anos fora de circulação.
A mostra traz outros 11 filmes e vídeos dirigidos pelo autor, entre eles Casqueiro (1976), sobre crianças vendedoras às margens da Via Anchieta, Mangue X Metrô (1976), que acompanha a desocupação da região do Mangue carioca para a construção do metrô, e O Pacote (1982), que trata do desemprego na região do ABC paulista.
Há também duas raridades produzidas em VHS no fim da carreira do cineasta - A Odisséia de Um Cadáver (1988) e Estranhas Criaturas (1990) -, que marcam o seu retorno à ficção.
O evento traz ainda obras assinadas por dois "herdeiros" de Aron Feldman. Sua filha Ida Feldman apresenta trabalhos que registram certo underground paulistano recente. O realizador mineiro Fábio Carvalho, considerado uma espécie de herdeiro estético de Aron Feldman, participa da mostra com os documentários O Mundo de Aron Feldman e Guará Ladrão de Estrelas, e a ficção Gabinete das Figuras Variadas, entre outros trabalhos.
O Cinema de Aron Feldman tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho e é organizada pela Associação do Audiovisual, pela Mostra do Audiovisual Paulista e pelo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.
Mais informações podem ser acessadas através do website www.bb.com.br/cultura
Programação:
23/01
17h - A Odisséia de Um Cadáver – Aron Feldman
19h - O Mundo de Anônimo Jr. - Aron Feldman
24/01
17h - Casqueiro – Aron Feldman / Já Não Se Fazem Almas Como Antigamente – Aron Feldman / O Pacote – Aron Feldman
19h - O Mundo de Aron Feldman – Fábio Carvalho / A Ponte – Fábio Carvalho / Gabinete das Figuras Variadas – Fábio Carvalho
25/01
17h - Vou Ser Ladrão – Aron Feldman / Finito ou Infinito – Aron Feldman / Mariana, Paraná e Greve – Aron Feldman
19h - Cansei de Ser Sexy – Ida Feldman / Tetine – Ida Feldman / Charlote – Ida Feldman / Pera Uva e Maçã – Ida Feldman / SM n.1 – Ida Feldman / O Banheiro de Ida Feldman – Ida Feldman
26/01
17h - Mangue X Metrô – Aron Feldman / Afogados – Aron Feldman / A Febre Nossa de Cada Dia – Aron Feldman
19h - O Mundo de Anônimo Jr. - Aron Feldman
27/01
17h - Estranhas Criaturas – Aron Feldman
19h - A Luta – Fábio Carvalho / O Babaca – Fábio Carvalho / O Dono do Cinema – Fábio Carvalho
30/01
17h - Paca de Telhado – Fábio Carvalho / Outros Templos – Fábio Carvalho / Guará Ladrão de Estrelas – Fábio Carvalho
19h - Vou Ser Ladrão – Aron Feldman / Finito ou Infinito – Aron Feldman / Mariana, Paraná e Greve – Aron Feldman
31/01
17h - A Luta – Fábio Carvalho / O Babaca – Fábio Carvalho / O Dono do Cinema – Fábio Carvalho
19h - Estranhas Criaturas – Aron Feldman
01/02
17h - Cansei de Ser Sexy – Ida Feldman / Tetine – Ida Feldman / Charlote – Ida Feldman / Pera Uva e Maçã – Ida Feldman / SM n.1 – Ida Feldman / O Banheiro de Ida Feldman – Ida Feldman
19h - Casqueiro – Aron Feldman / Já Não Se Fazem Almas Como Antigamente – Aron Feldman / O Pacote – Aron Feldman
02/02
17h - A Odisséia de Um Cadáver – Aron Feldman
19h - Paca de Telhado – Fábio Carvalho / Outros Templos – Fábio Carvalho / Guará Ladrão de Estrelas – Fábio Carvalho
03/03
17h - O Mundo de Aron Feldman – Fábio Carvalho / A Ponte – Fábio Carvalho / Gabinete das Figuras Variadas – Fábio Carvalho
19h - O Mundo de Anônimo Jr. - Aron Feldman
Entrada franca.
CCBB - Rua Álvares de Azevedo 112; (11) 3113.3651

Colunas & Notas

23 janeiro 2008, bom dia!


O Cinema de Aron Feldman
CCBB-SP exibe obra transgressora de cineasta 
C&N 

São Paulo – Realizador influente, mas de carreira totalmente subterrânea, Aron Feldman (1919-1993) recebe revisão de sua obra na mostra ‘O Cinema de Aron Feldman’,programada a partir de hojedia 23até o próximo dia 3, no CCBB-SP.
Autor do polêmico “O Mundo de Anônimo Jr.” (1972) - longa-metragem que integra o ciclo denominado ‘Cinema Marginal‘ e é considerado pelos estudiosos como um dos mais radicais dessa escola -, Aron Feldman viu negado o seu certificado de exibição pelo Instituto Nacional do Cinema, num provável conluio com a Censura Federal, o que impediu sua exibição nos cinemas.
O filme, que satiriza simbolicamente uma época de repressão e obscurantismo, foi projetado exclusivamente em cineclubes e cinematecas, muitas vezes clandestinamente, e encontra-se há anos fora de circulação.
Em texto de 1974, incluído no catálogo do evento (e reproduzido ao final), o crítico e historiador de cinema Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977) afirma: ‘O que impressiona no comportamento dos comissários governamentais é o desconhecimento que revelaram em matéria específica de cinema brasileiro e mais geralmente em torno de cultura nacional e seus diferentes matizes.’
O Cinema de Aron Feldman’ traz outros 11 filmes e vídeos dirigidos pelo autor, que destacam sua versatilidade - estão incluídos documentários abordando fatos sociais e culturais do país - e, principalmente, sua filosofia de criação - fazer com os recursos e condições disponíveispor mais restritos que fossem. Destacam-se “Casqueiro” (1976), sobre crianças vendedoras às margens da Via Anchieta, “Mangue X Metrô” (1976), que acompanha a desocupação da região do Mangue carioca para a construção do metrô, e “O Pacote” (1982), que trata do desemprego na região do ABC paulista.
Duas raridades, produzidas em VHS no fim da carreira do cineasta, marcam o seu retorno à ficção. Em “A Odisséia de Um Cadáver” (1988) um cadáver feminino é achado no mato por dois  caipiras e conduzido à distante delegacia, após mil peripécias.
Já “Estranha Criaturas” (1990) uma prostituta jovem é informada por veterana que bichinhos vorazes a estão consumindo e o mesmo poderá ocorrer com a novata quando envelhecer.
O Cinema de Aron Feldman’ traz ainda obras assinadas por dois ‘herdeiros’ de Aron FeldmanIda Feldman e Fábio Carvalho.  
Com curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho, a mostra é organizada pela ‘Associação do Audiovisual‘, entidade responsável pelo ‘Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo‘, pela ‘Mostra do Audiovisual Paulista‘ e pelo ‘arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Moveis‘.
Programação completawww.bb.com.br/cultura OndeCentro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 Tel.: (11) 3113-3651
Quando: a partir de hojedia 23 Até03/02 Quantoentrada franca